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Miracema fica em primeiro lugar no IDEB

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do MEC, divulgou os resultados do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. O índice é definido a partir do desempenho em português e matemática de alunos do 5º ano e do 9º ano do ensino fundamental e do último ano do ensino médio. A taxa de aprovação, obtida pelo Censo Escolar, também é utilizada no cálculo da nota do Ideb, vai de zero a dez. Os alunos realizam as avaliações sempre em anos ímpares e o resultado é divulgado sempre em anos pares.

Na edição de 2019, o Ideb de Miracema já havia alcançado o melhor resultado entre todas as cidades do Rio de Janeiro, e é da “pequena cidade do interior do Rio de Janeiro que vem os melhores resultados do IDEB”, assim noticiaram à época. Nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) passou de 6,9 para 7,2, nos anos finais do ensino fundamental (do 6º ao 9º ano), passou de com 6,1 para 6,4. Nesta edição de 2021, 5.320.116 estudantes de todo Brasil realizaram a prova, representando uma participação nacional de 71,27% dos alunos previstos.

Os resultados de Miracema chamaram a atenção de toda a região sudeste do País, que passaram a se inspirar no sistema educacional fortemente estruturado na alfabetização na idade certa, na valorização do profissional da educação infantil, na gestão eficiente da escola e na formação continuada dos professores. O município tem realizado Seminários Externos de Educação para professores e gestores de outros municípios.

Alguns pontos colocaram o Ensino Público de Miracema em um patamar elevado. A Rede Municipal de Ensino no período da pandemia do COVID 19 disponibilizou uma plataforma com aulas online, material em pdf, e as escolas só paralisavam a oferta do ensino presencial na Bandeira roxa. Muitos pais preferiram manter seus filhos no remoto, porém, a maioria dos pais optaram pelo ensino presencial. Miracema avançou e continua avançando baseando o fazer pedagógico em um tripé envolvendo planejamento, avaliação e formação. Miracema foi o único município do Rio que superou 7 no primeiro segmento do Ensino Fundamental e 6 no segundo segmento.

O caminho, no entanto, ainda é desafiador. “tornar a escola um espaço mais agradável, desenvolver meios para dar suporte aos alunos que apresentam dificuldades, manter a rotina de planejamento, avaliação e acompanhamento, oferecer contraturno e reforço escolar para recuperar conteúdos pós pandemia, são desafios enfrentados diariamente e que devem ser superados para que possamos melhorar e continuar avançando. Investir nos profissionais, envolver a comunidade escolar e principalmente a família são pilares que não podem ficar fora da discussão” explica o Secretário Municipal de Educação Charles Magalhães.

Em Miracema a prática de avaliação externa realizada pela SME – Secretaria Municipal de Educação, acontece desde a última etapa da Educação Infantil (Pré II), na alfabetização o município realiza por profissionais externos às escolas as leituras de palavras, frases e textos. Para monitorar o nível de desempenho dos alunos do primeiro segmento do ensino fundamental a equipe pedagógica da SME criou desde 2017 a ADEM – Avaliação Diagnóstica da Educação Municipal, aplicada mensalmente a todos os alunos com apresentação de resultado aos professores nos encontros mensais de formação continuada. Essas ações fortaleceram a melhoria da aprendizagem e se materializou em bons resultados, como apresentado na divulgação do IDEB.

Segundo o secretário Charles Magalhães o envolvimento de todos os atores da educação, professores, diretores, pedagogos, coordenadores de turnos, cantineiros, serventes, motoristas, mediadores, equipe do NAE, do NAPES e equipe pedagógica da SME, junto aos pais e alunos, bem como agradecer ao Prefeito Municipal Clovis Tostes por todo apoio e disponibilização de recursos suficientes para superarem os desafios impostos pela pandemia.

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