DESTAQUESEventos

FESTIVAL ENERGIA PARA LER DESEMBARCA EM VARRE-SAI A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (25)

Cultura, entretenimento, bom papo e muito café vão marcar a passagem do Festival Literário Energia para Ler em Varre-Sai, na Praça Amélia Vargas, no Noroeste Fluminense. De 25 a 29 de outubro, das 8h às 17h, uma programação que atende todas as idades, com teatro, dança, exposições de artesanato, saraus, lançamentos de livros e shows musicais, vai agitar a cidade.

“Chegamos a Varre-Sai, a maior cidade produtora de café do estado e já estamos prontos para misturar café, cultura e entretenimento. Os mais de 10 mil varresaienses viverão dias incríveis com uma programação de quase 10 horas por dia, com o objetivo de explorar e valorizar a cultura local e nacional”, explica o produtor técnico Flávio Valadares.

A ex-ginasta, Daniele Hypolito, vai participar do evento com um bate-papo informal com os jovens sobre a importância do esporte na vida das pessoas. “A Dani é maravilhosa, e vai falar sobre as oportunidades e escolhas que os jovens devem fazer no mundo atual para entrar no ramo”, diz Rodrigo Lobo, um dos produtores.

Como aconteceu nas sete cidades que o Festival percorreu em 2022, o ator Ricky Tavares que interpretou Inácio Cabral em “Além da Ilusão”, última novela da seis da TV Globo, e a cantora Letícia Soares, que está percorrendo vários estados do país com o musical “A Cor Púrpura”, já estão confirmados.

“O Ricky e a Letícia são os nossos grandes parceiros. Desde o ano passado, quando iniciamos o Energia para Ler, eles estão conosco neste projeto que fortalece e garante a cultura para o interior do Estado. Sabemos que muitas pessoas desses municípios não têm acesso à cultura. É muito bom quando a gente chega na cidade e as pessoas os procuram, porque já viram na TV ou na internet”, reforça Flávio.

No dia 29 de outubro, em celebração ao mês do professor, um Simpósio de Educação e Cultura encerra a programação do evento na cidade com a distribuição de kits literários para alunos e professores das redes municipais.

“O Simpósio fecha a programação com chave de ouro, porque vamos discutir a implementação de políticas públicas para fomento à formação do leitor em cada cidade. Será um momento de troca e a nossa busca é incentivar os profissionais da educação a despertarem o amor e o gosto da leitura nos alunos desde cedo”, garante Flávio.

O festival movimentou as escolas municipais de Varre-Sai com o concurso “Luzes da Cidade”, que premia alunos da rede pública com trabalhos de desenho, poesia e audiovisual. Durante a programação, os responsáveis pelos melhores projetos vão receber prêmios como bicicleta, tablet, livro e celular.