Secretaria de Estado de Saúde do Rio entrega ambulâncias para implementar SAMU no Noroeste Fluminense
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) entregou, nesta segunda-feira (06), 15 novas ambulâncias a 13 cidades no Noroeste Fluminense para a implementação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) na região. A cerimônia aconteceu no Mercado Produtor de Itaperuna. A ação faz parte do projeto “SAMU 100% RJ”, que irá disponibilizar 249 veículos a todos os 92 municípios.
“Sabemos das necessidades da região, que é a mais distante da capital e uma das mais extensas também. Nossa equipe se dedicou para fazer a maior aquisição de ambulâncias com UTI da história do SAMU para dar suporte avançado à vida. Nas 32 cidades que ainda não possuem os veículos, iremos implementar o serviço e dobraremos o valor do custeio. O Governo do Estado vai bancar o valor e queremos ver as ambulâncias circulando, indo até a casa das pessoas e salvando vidas”, ressaltou o secretário de Estado de Saúde, Doutor Luizinho, que representou o governador Cláudio Castro e o vice-governador Thiago Pampolha, em Itaperuna.
O custeio do SAMU é tripartite, mas desde o ano passado, a SES-RJ dobrou o valor pago, cobrindo a parcela do estado e também a dos municípios. Este ano, para possibilitar a implantação do SAMU onde ainda não há o serviço, a SES-RJ vai pagar 100% do custeio por um ano, até que a cidade consiga a habilitação e financiamento do Ministério da Saúde.
Nesta segunda-feira, foram entregues três ambulâncias para Itaperuna, e uma para cada um dos seguintes municípios: Varre-Sai, Porciúncula, Natividade, Bom Jesus do Itabapoana, Laje do Muriaé, Miracema, São José de Ubá, Italva, Santo Antônio de Pádua, Cambuci, Aperibé e Itaocara.
A SES-RJ investiu R$ 87,4 milhões na renovação e ampliação da frota do SAMU em todo o estado. Na Região Noroeste, R$ 64,7 milhões foram aplicados na construção, reforma, ampliação e aquisição de equipamentos para unidades de saúde em Aperibé, Cardoso Moreira, Miracema, Santo Antônio de Pádua e Varre-Sai.