Oil Rig Worker wearing his safety gear working on the muddy drill floor Trabalhador de plataforma petrolífera usando seu equipamento de segurança trabalhando no chão de perfuração lamacento
CidadeDESTAQUES

Setor da Indústria e Construção gerou a maioria dos novos postos de trabalho em Itaperuna, Pádua e Bom Jesus do Itabapoana na Região Noroeste, aponta Firjan

Análise feita pela Firjan, a partir da plataforma Retratos Regionais, aponta que o setor de Indústria e Construção é responsável por 54% dos novos empregos gerados no mês de julho na Região Noroeste Fluminense. Os dados agregados de todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária) mostram ainda que a região gerou 173 novos postos de trabalho, sendo 93 deles vindos deste setor.

“A Construção Civil movimenta diversos outros setores não só da indústria, como também da economia, gerando demandas por mais serviços e movimentando também o comércio. Termos mais da metade da geração de empregos neste setor mostra, portanto, a importância de buscarmos soluções para estimular cada vez mais a construção civil e, consequentemente, toda a economia da região”, destacou o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann.

De janeiro a julho deste ano, o Noroeste acumula 1.293 novas contratações, com destaque para os setores de indústria (+706) e serviços (+342). Dos municípios desta região, Itaperuna (+724), Santo Antônio de Pádua (+191) e Bom Jesus do Itabapoana (+174) foram os que mais geraram empregos no acumulado do ano.

Cadeia da Construção é destaque no mercado de trabalho fluminense

Ainda de acordo com a plataforma Retratos Regionais, a cadeia da construção civil foi responsável por aproximadamente um em cada cinco empregos formais criados no estado do Rio neste ano. De janeiro a julho, foram 18.974 novos postos de trabalho nas atividades da construção civil ligadas diretamente às obras e também à produção de insumos, aos serviços de engenharia e arquitetura e ao comércio varejista e por atacado.

No total, o mercado de trabalho fluminense registrou saldo de 86.899 novos empregos no ano. Na análise por grandes setores, incluindo todos os seus segmentos, a Firjan aponta que o setor de Serviços registrou saldo de 63 mil novos postos de trabalho. O setor industrial criou 26 mil novos empregos. A Agropecuária (+1,4 mil) também registrou saldo positivo, enquanto o Comércio (-3,5 mil) continua com saldo negativo no acumulado do ano.

Estado do Rio vai receber o maior evento do setor de Construção já realizado no Brasil

O Rio Construção Summit 2023 é o maior já realizado no Brasil pelo setor, que vive aquecimento com oferta de empregos, acontecerá entre os dias 19 e 21 de setembro, no Píer Mauá, na capital, com inscrições abertas e gratuitas, no site do evento: https://rioconstrucaosummit.com.br/.

Focado em conteúdo, inovação e networking, o RCS promoverá debates a partir de temas relevantes e atuais para o segmento, que lidera o saldo de geração de empregos na indústria nacional e fluminense, neste ano. Durante três dias, os maiores líderes e players globais estarão reunidos para debater a conjuntura atual e as perspectivas para o aumento da produtividade da construção, a redução do déficit habitacional e o aprimoramento da infraestrutura no Brasil. Inovação, principais tendências, geração de empregos e a retomada do setor estão entre os temas do encontro.

Realizado pelo Sinduscon-Rio (Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro), o Rio Construção Summit 2023 é um evento do setor, para todo o estado do Rio, e conta com a parceria da Firjan (Federação das Indústrias do Rio de Janeiro), além de parceiros estratégicos como a CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o Sinicon (Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada – Infraestrutura), a FIIC (Federação Interamericana da Indústria da Construção) e a CNI (Confederação Nacional da Indústria).

O RCS é um evento totalmente imersivo, focado em promover trocas, rodadas de negócio e networking. A ideia é que o evento possa deixar um legado prático e positivo para o estado do Rio.